ILUMINAR COM LED NA LEZÍRIA DO TEJO
A CIMLT apresentou candidatura de medidas tangíveis – promotores que não sejam empresas do setor elétrico ou do setor do gás à 7ª edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC) financiado pela ERSE. A candidatura foi aprovada pelo Despacho n.º 9521/2022, de 3 de agosto.
A operação encontra-se em fase de conclusão, tendo sido instalados 9395 equipamentos LED em 62 edifícios públicos de serviços e equipamentos, tais como: escolas, bibliotecas, edifícios sede de município, pavilhões desportivos, entre outros, em 10 municípios da Lezíria do Tejo.
Os resultados preliminares desta substituição apontam para uma redução anual de consumo acima dos 600 MWh e cerca de 90 toneladas de emissões de CO2. Os dados revelam que a substituição das luminárias antigas por LED resultou em uma melhoria geral na eficiência energética dos Edifícios avaliados, bem como proporcionou uma eficiência energética global na ordem dos 53%.
Esta medida está a ser financiada a 74% pela ERSE, tendo havido um investimento de cerca de 480 mil euros. Para a sua execução implementaram-se as seguintes fases:
AÇÃO 1 | Levantamento e Estudo
O levantamento do número, potência e localização das lâmpadas, assim como o estudo das melhores soluções a implementar. Esta etapa foi levada a cabo pelos 10 municípios.
AÇÃO 2 | Monitorização
Acompanhamento, desde o início, do processo de instalação dos equipamentos LED. Definição da metodologia de medição dos consumos, por forma a cumprir o Plano de Medição e Verificação, que está a ser realizado por uma entidade externa, comprovando as poupanças estimadas. Esta ação teve 2 momentos.
AÇÃO 3 | Contratação
O procedimento de contratação, de fornecimento dos equipamentos, foi desenvolvido pelo departamento de contratação pública da CIMLT, cumprindo todas as normas do Código de Contratos Públicos (CCP) e demais legislação aplicável.
AÇÃO 4 | Fornecimento
Após realização do procedimento para aquisição dos equipamentos e adjudicação, foi calendarizado o fornecimento dos bens, de acordo com o beneficiário.
AÇÃO 5 | Instalação
O processo de desinstalação das lâmpadas e projetores existentes, recolha e transporte para o contentor de reciclagem de equipamento elétrico/eletrónico, bem como a instalação dos novos equipamentos LED eficientes ficou a cargo de cada uma das entidades beneficiárias, cumprindo com as normas e prazos deste projeto.
AÇÃO 6 | Divulgação e sensibilização
Há uma divulgação e sensibilização contínua da população através da divulgação nas redes sociais da CIMLT e dos 10 municípios beneficiários. Após a correta implementação dos equipamentos e comprovada a redução de consumo, será feita a publicitação dos resultados na imprensa regional, nos canais digitais e redes sociais.
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A ERSE
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos é a entidade responsável pela regulação dos setores do gás natural e da eletricidade.
A ERSE é uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio, regendo-se pelos seus Estatutos. A ERSE é independente no exercício das suas funções, no quadro da lei, sem prejuízo dos princípios orientadores da política energética fixados pelo Governo.
No exercício da sua atividade tem por missão proteger adequadamente os interesses dos consumidores, em particular os consumidores economicamente vulneráveis em relação a preços, qualidade de serviço, acesso à informação e segurança de abastecimento, promover a concorrência entre os agentes intervenientes nos mercados, nomeadamente no âmbito do mercado interno da energia, garantindo às empresas dos setores regulados exercidos em regime de serviço público, o equilíbrio económico-financeiro no âmbito de uma gestão adequada e eficiente, contribuir para a progressiva melhoria das condições económicas e ambientais e ainda arbitrar e resolver litígios, fomentando a resolução extrajudicial de litígios.
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PPEC 2017-2018
A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo candidatou-se, em abril de 2016, a ser promotora de projetos para a melhoria da Eficiência Energética nos seus Municípios associados, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica 2017-2018, financiado pela ERSE. Em dezembro de 2016, por Despacho do Secretário de Estado da Energia foram aprovadas as candidaturas ‘Lezíria Escola Eficiente’, ‘O Eficiente’ e ‘Iluminação LED em Edifícios Públicos’.
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Candidatura PPEC 2017-2018 – “CIMLT_I02 – O Eficiente”
‘O Eficiente’ é uma medida intangível, financiada a 100% por subsídios não reembolsáveis, pelo PPEC 2017-18, gerido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com o valor global de 64.020,00 €. A medida teve como beneficiários os 11 Municípios integrantes da CIMLT e assentou na alteração de comportamentos e na implementação de um conjunto de ações, que contribuam para um consumo elétrico eficiente, apoiado num sistema de monitorização e gestão de consumos, em 22 edifícios públicos, 2 por Município (tipologias de Piscinas, Paços de Concelho, Bibliotecas e Serviços), com o critério de serem os maiores consumidores de energia elétrica, para obter um impacto mais relevante.
Este projeto apresentou-se como um concurso, com a atribuição do título ‘O Eficiente’ ao edifício que mais poupou.
Os sistemas de gestão de consumo foram instalados em setembro de 2017 e foi feita uma formação sobre a plataforma KISENSE, no início de outubro, para os técnicos municipais. No mês de novembro foram feitas visitas a alguns edifícios para sensibilização para boas práticas para a poupança de consumos de energia elétrica pelos utilizadores dos espaços.
ECONOMIAS ALCANÇADAS
Na imagem apresentam-se os consumos para os 22 edifícios dos 11 Municípios associados da CIMLT. A vermelho mais escuro estão os consumos do ano 2018 e no tom mais claro os consumos referentes ao ano 2019. Como se pode verificar, em todos os meses se apresenta uma redução no consumo de energia elétrica.
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Candidatura PPEC 2017-2018 – “CIMLT_TC02 – Iluminação LED em Edifícios Públicos”
‘Iluminação LED em Edifícios Públicos’ é uma medida tangível, financiada a 80% por subsídios não reembolsáveis, pelo PPEC 2017-18, gerido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com o valor global de 122.646,49€. A medida teve como beneficiários os Municípios de Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã e Santarém e o objetivo foi a substituição de lâmpadas de tecnologia pouco eficiente por lâmpadas LED em 32 edifícios públicos, de elevados consumos, tais como: Escolas, Piscinas, Bibliotecas, Paços de Concelho, Pavilhões Desportivos, entre outros. Além da promoção da eficiência energética obteve-se uma redução anual de custos com a energia e de emissões de CO2, com uma poupança inicialmente estimada na ordem de 50% face à tecnologia anterior, mantendo os níveis de iluminância requeridos para os espaços intervencionados.
Pavilhão Gimnodesportivo de Santarém
Pavilhão Gimnodesportivo de Benavente
Após finalização das instalações procedeu-se à conclusão do Plano de Medição e Verificação, que permitiu averiguar as metas alcançadas em poupança energética.
Por terem sido alterados os edifícios alvo das medidas de melhoria da eficiência energética, o valor global da medida ficou em 83.425,00 €, resultando na não necessidade de utilização de toda a comparticipação PPEC aprovada.
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Candidatura PPEC 2017-2018 – “CIMLT_I01 – Lezíria Escola Eficiente”
"Lezíria Escola Eficiente" é uma medida intangível PPEC, financiada a 100% por subsídio não reembolsável, com o valor global de 142.975,00 €. A medida teve como beneficiários os 11 Municípios integrantes da CIMLT e visou a implementação de um programa de educação para a eficiência energética, que incluiu a participação de 24 escolas do Ensino básico (2 por Município, 4 em Santarém) com a utilização de um software didático - beWatt - apoiado por um professor dedicado ao tema e a instalação de um sistema de monitorização de energia energética nas escolas com contadores de energia e sensores de conforto.
RESULTADOS DO PROJETO
OBJETIVOS CUMPRIDOS
• Sensibilizar para a eficiência energética e promover a alteração de comportamentos
• Alcançar reduções de consumo de energia elétrica nas escolas participantes
ESCALA DO PROJETO
• 23 Escolas da Lezíria do Tejo - cerca de 2 escolas por Município, 11 Municípios (ver lista abaixo)
• 100 Professores envolvidos nas atividades
• 1850 Alunos e suas famílias
CONTRATAÇÕES / INSTALAÇÕES
• Aquisição de software didático – BeWatt (2017 a 2019)
• “Professora” para dinamizar o projeto nas escolas participantes (2017 a 2018)
• Sistema de monitorização de energia instalado nas escolas participantes - Kisense (2017 - sempre)
• Plano de Medição e Verificação (2017 a 2018).
DESAFIOS DIDÁTICOS
1º Período
• 1º/2º ano – Mapa caça ao tesouro
• 3º/4º ano – Quiz da energia
2.º Período
• 1º/2º ano – A viagem do tomate – da semente à polpa
• 3º/4º ano – “A minha energia”
3.º Período
• 1º/2º ano – Jogo da poupança
• 3º/4º ano – Pegada energética
CLASSIFICAÇÃO FINAL DAS ESCOLAS
CONCLUSÃO DE POUPANÇA
• 65% das escolas alcançaram uma poupança na fatura anual de energia elétrica
• Consumo energético nas 23 escolas em 2016/2017 – 1.183.823 kWh
• Consumo energético nas 23 escolas em 2017/2018 – 1.148.540 kWh
• Redução anual de consumo de energia elétrica – 35.283 kWh (≈21.000 €)
PRÉMIOS
• Para os 1850 alunos + 100 professores - Mini-puzzle
• Para as 23 escolas - Jogo Fábrica de Invenções e Livro Ecologia - As Energias Renováveis
• Para as turmas vencedoras - Dia de Aventura no MyCamp (Cartaxo), Programa Aventura e Extreme – 74 Alunos
Mini-Puzzle
Dia de Aventura no MyCamp
Leitor de energia elétrica instalado no quadro elétrico
Software Didático BeWATT
Software Profissional Kisense
SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO
• Consumos elétricos: Monitorização de dois circuitos elétricos, geral e outro (ar condicionado, cozinha, biblioteca).
• Variáveis de conforto: Temperatura interior e humidade relativa
SOFTWARE DIDÁTICO BEWATT
• Mapa com 6 aventuras: Hídrica, Solar, Eólica, Combustíveis Fósseis, Nuclear e Termoelétrica
• Vídeos educativos, jogos, fórum ecológico e outras atividades lúdicas / didáticas
• Acesso aos consumos de eletricidade, temperatura interior e humidade relativa, permitindo conjugar a informação real dos edifícios escolares participantes com a realidade educativa
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