Hoje em dia, as Bibliotecas são muito mais do que um mero repositório de livros. As Bibliotecas abriram-se ao exterior e procuram ser cada vez mais um local aprazível para os seus utilizadores, um espaço dinâmico, de convergência, de convívio e de apoio à comunidade. Deverão, assim, constituir-se como o ponto estratégico de excelência em prol do desenvolvimento social, educativo, cultural, económico e científico das comunidades que servem. Que possam oferecer os seus serviços "com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social” (IFLA), promovendo assim o acesso igualitário e gratuito à informação e à aprendizagem ao longo da vida, essenciais na obtenção da plena cidadania.
Temos, como exemplo, algumas valências: o acesso à informação (jornais, revistas, Internet fixa e móvel), as atividades de promoção da leitura (horas do conto, clubes de leitura, encontros com autores), as atividades lúdicas (ateliês, jogos), as atividades culturais (exposições, teatro, cinema), e as atividades de aprendizagem ao longo da vida (formação profissional, workshops, conferências, encontros).
A pensar na partilha de experiências, de atividades, de recursos de informação, na formação profissional, apostando num funcionamento mais eficaz e eficiente, numa melhor rentabilização dos recursos financeiros e, sobretudo, na obtenção de uma maior coesão entre pares, proporcionando uma outra dimensão ao papel das Bibliotecas da região, foi criada a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT).
A cerimónia de assinatura do Acordo de Cooperação para a constituição da RIBLT decorreu no dia 19 de setembro de 2018, na sede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), em Santarém, tendo presidido à cerimónia o então Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes. O Acordo foi assinado pelo Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMLT, Pedro Ribeiro, e pelo Diretor–Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Silvestre de Almeida Lacerda, tendo sido homologado pelo Ministro da Cultura.
A CIMLT passou a ser a “ponte” entre a DGLAB e as Bibliotecas da Lezíria do Tejo, com o objetivo de, através de um trabalho conjunto e em rede, qualificar os serviços das bibliotecas públicas e atualizar os diferentes recursos e serviços, de modo a consolidar os públicos existentes e a atrair novos utilizadores, com interesses e necessidades diferenciadas.
Conheça aqui a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo.