Saltar para o conteúdo principal
terça-feira, 28-11-2023. Escrito por
Lido 929 vezes
Modificado em quinta-feira, 14 dezembro 2023 11:44
Publicado em Actividades

PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO SUSTENTÁVEL DA LEZÍRIA DO TEJO 2030

O Plano Estratégico de Turismo Sustentável da Lezíria do Tejo 2030 (PETS LT) identifica os desafios que se colocam ao turismo da região.

PETS.jpgO PETS LT pretende desenvolver a estratégia a implementar nos municípios da Lezíria do Tejo, até 2030, que visa o turismo com uma perspetiva sustentável. Pretende-se ainda estabelecer diretrizes para criação de uma dinâmica económica, com contribuição de emprego e aumento das exportações a nível regional/nacional, com oferta de um turismo de base sustentável, que tem em conta as necessidades dos visitantes, do setor e das comunidades e os seus impactos ambientais, económicos e sociais, no presente e no futuro.

Este Plano promove um alinhamento com objetivos estabelecidos à escala global, europeia, nacional e regional, melhorando, dessa forma, as possibilidades de mobilização dos diferentes fundos disponíveis. Constitui-se, assim, como um documento estratégico, que reconhece os desafios do nosso tempo e desenha os caminhos para tornar a Lezíria do Tejo num verdadeiro destino turístico até 2030.

Na primeira fase do estudo, para a criação do Plano Estratégico de Turismo Sustentável da Lezíria do Tejo 2030, foi realizado um diagnóstico participado, em que foi promovida a auscultação de múltiplos stakeholders da região, no sentido de identificar os principais problemas, constrangimentos, desafios e oportunidades que se colocam à valorização turística sustentável da Lezíria do Tejo. Nesse âmbito, foram efetuadas entrevistas aos executivos dos municípios da Lezíria do Tejo e a entidades relevantes da região. Foram também realizados cinco focus groups, que contaram com a participação de atores locais, ligados às atividades turísticas da Lezíria do Tejo, e ainda um focus group temático dirigido à oferta formativa na área do turismo, com foco na oferta de cursos profissionais.

Consulte abaixo a documentação associada ao Plano Estratégico de Turismo Sustentável da Lezíria do Tejo 2030:

Relatório Final;

Sumário Executivo.

 

Classifique este item
0% - (0 votos)
voltar ao topo